quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Cronologia da História do RS

A partir da chegada dos padres jesuítas espanhóis, vindos da banda ocidental do rio Uruguai, inicia uma nova história para o Rio Grande do Sul. Antes desse momento há registros de contatos realizados por europeus na costa do território, sem que tivesse havido penetração no território. O período que antecede a chegada dos jesuítas pode ser considerada uma faze de Pré-história.

A primeira fase jesuítica – das reduções – se estende de 1626 a 1641.

1626 – Chega o Pe. Roque Gonzales de Santa Cruz que funda a primeira redução, São Nicolau, na margem esquerda do rio Uruguai, junto ao rio Piratini. No mesmo ano é fundada a redução de São Francisco Xavier.
1627 – Surge a redução de Candelária do Caaçapá, entre os rios Piratini e Ijuí.
1628 – Nesse ano fundam-se duas reduções: Nossa Senhora da Assunção às margens do rio Ijuí Grande e Todos os Santos que praticamente não chegou a ser construída.
1631 – Outras duas reduções: São Carlos do Capi, ao norte da atual cidade de Santo Ângelo e Apóstolos São Pedro e São Paulo, perto de São Carlos do Capi.

1632 – Mais quatro reduções: São Tomé, às margens do rio Jacuizinho; São Miguel, na margem direita do rio Ibicuí; São José, próxima a São Miguel; e Santa Teresa, no local onde esta localizada a cidade de Passo Fundo.

1633 – Surgem outras quatro reduções: Santa Ana, às margens do rio Jacuí; São Joaquim, na serra do Botucaraí; Natividade de Nossa Senhora, entre as vertentes dos rios Ivaí e Jacuí; Jesus-Maria, na margem direita do rio Pardo.
1634 – As últimas duas reduções: São Cosme e São Damião, na margem direita do rio Ibicuí; São Cristóvão, no lugar onde se localiza a cidade de Santa Cruz do Sul.

A redução dos indígenas criou a necessidade de provimento alimentar a fim de que pudesse haver a fixação em locais específicos. Os jesuítas implantaram novas técnicas de produção agrícola e introduziram o gado.

1634 – O padre Cristobal de Mendoza y Orellana (Cristóvão de Mendonça), acompanhado do Padre Pedro Romero, traz para o Rio Grande o gado (Franqueiro), distribuindo vacas e touros entre as reduções. Formaram-se as primeiras estâncias
Extraido do Livro
Manual do Tradicionalismo
Manoelito Savaris
Postado por Rogério Bastos às 07:35

Datas Importantes de Fevereiro

1773 - Em 12 de fevereiro de 1761 é anulado o Tratado de Madrid e todas as convenções decorrentes do mesmo. O governador de Buenos Aires, D. João José Vertiz y Salcedo, em 1773, tenta retomar a ofensiva castelhana para expulsar os portugueses da Província de São Pedro do Sul.

Assim, marcha até os Cerros de Bagé e manda construir o Forte de Santa Tecla para servir de marco definitivo da posse dos espanhóis naquelas terras, sob seu poder, já dez anos antes
1630 – Investida de ocupação holandesa no Brasil (11/02/1630)
1917 – Marca a data da morte de Osvaldo Cruz (11/02/1917)
Postado por Rogério Bastos às 07:21

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

O Fogo de Chão

As longas e frias noites de inverno, nas primitivas tribos indígenas, levaram os nativos a descobrir o fogo de chão. Próximos de suas ocas construíam locais onde as famílias «uniam-se ao redor do fogo, alimentado pela tradicional lenha de angico. Um pai-de-fogo, guarda-fogo ou tição-mestre garantia a sobrevivência da fagulha calorosa, que aquecia o gelo das noites grandes. As brasas encandecentes eram um verdadeiro convite para o doce aconchego, quando o frio parecia congelar o ideal, a vida e o próprio tempo.


Ao redor do fogo de chão os homens contavam às crianças, suas aventuras do dia-a-dia. As mulheres falavam dos episódios acontecidos nos momentos solitários, enquanto os homens caçaram ou guerreavam. Eram passadas em revistas as mais belas lendas nativas. Mboitatá, Jarau, Angueras, etc. Sangrentas revoluções, entre nativos e colonizado rés. Lutas de posses e as maravílhas escaramuças conhecidas com a chegada do cavalo, figura máscula da coragem e predestinação.

As crianças disputavam as bijouterias trazidas pelos estrangeiros. Os adultos contavam suas mágoas e alegrias. Ninguém interrompia quem detinha a palavra, a não ser para um aparte ou pergunta. As lidas campeiras passaram a ser a temática central, enquanto o chimarrão corria de mão-em-mão. Era a seiva energética dessa convivência em comunhão.
O fogo de chão aquecia o sentimento nativo do mestiço, projetando-se no ideal campeiro do gaúcho. Ao seu aconchego desfilou a história dos primeiros passos da formação de nosso pago. O cavalo, o gado, as domas, as tropeadas, as carreteadas, os aramados, as marcações, etc. As carreiras de cancha reta, cujos cavalos, figuras centrais daquele mundo ermo, levavam em suas patas, os desvairados sonhos de enriquecer, no desfilar de alguns minutos. As estórias de carreteadas de muitos meses, vencendo serranias impressionantes e outras, cujas missões ficaram sepultadas nos terríveis despenhadeiros.

Os mais nativos usos e costumes foram aquecidos pelo fogo de chão, transmitidos de gerações a gerações, germinando o núcleo de nosso Folclore Gaúcho. Com o fogo de chão surgiu a charla. Os adultos retiravam-se, rodeavam as brasas entrincheiradas sob guarda-fogos, para as cnversações. Eram bate-papos sem solenidades ou formalismos, em forma de relatos ou troca de opiniões. Nas charlas é que foram tomadas as grandes decisões históricas de nossa terra.

Determinado momento, sob o calor do fogo, a concentração só era quebrada pelo ronco do mate-amargo. Nas chaleiras e nas cuias de porongo concentravam-se as atenções da espera do próximo chimarrão.
Nas charlas, como nas rodas de chimarrão, reinava a oportunidade equitativa entre peões e patrões. Todos esperavam che¬gar a sua vez para chupar a bomba de um chimarrão, assim co mo tinham o livre arbítrio para opinar sobre os assuntos em pauta.
Com a tradição do fogo de chão é que surgiram os galpões crioulos. Cobertos de capim, barreados, de pau-a-pique, táboas ou costaneiras, chão batido, os galpões de estâncias foram as sementeiras do Tradicionalismo.
No galpão, uma convivência efervescente, a cada noite, sob charla e fogo de chão, o tradicionalismo foi alicerçando seus parâmetros.

Para o gaúcho o galpão é uma instituição onde convivem supostos associados, compostos pelo pessoal da estância e seus visitantes. Muitas peças de nosso folclore nasceram dentro dos galpões. Cada galpão abriga um vasto património campeiro. São as utilizadas na vida campesina. Foi nos galpões que surgiu pura do posteiro, agregado da estância, encarregado de zelar pelos bens da propriedade.
ABC do Tradicionalismo
Salvador Lamberty
Postado por Rogério Bastos às 04:37

terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Recado do MTG do Mato Grosso

Diretor de Divulgação do MTG-MT

O Movimento tradicionalista gaúcho de mato grosso, no dia 03 de dezembro de 2011, reuniu no CTG Chama da Tradição, localizado na cidade de Sapezal, no noroeste mato-grossense os tradicionalistas de todas as querências do estado, para discutirem sobre os andamentos do movimento para o próximo ano e para a realização do Congresso 2012 do MTG-MT e neste elegerem sua nova diretoria para o biênio 2012/2013, onde com amor e respeito à tradição, colocaram suas propostas em discussão.

Os presentes definiram que o FEMART 2012 será realizado na cidade de Querência, pertencente a 4ª Região Tradicionalistas, entre a segunda quinzena de julho e a primeira quinzena de agosto deste ano. Sobre o FEMART, foi discutida ainda, a reformulação do seu circuito, tendo a partir de 2012, a realização das etapas regionais, uma etapa estadual e a etapa final do FEMART, desmembrando o festival em várias etapas sendo que todas somam pontos buscando a classificação para o próximo FENART.

Outro assunto em discutição foi sobre a entidade que sediará o FENART 2013, Festival maior do tradicionalismo de nossa cultura, onde tivemos, no ultimo congresso realizado pela CBTG na cidade e Canoas-RS, a felicidade da indicação do Estado do Mato Grosso como candidato a sediar este evento. No congresso do MTG-MT, realizado em Sapezal – MT, duas cidades se colocaram como candidatas, a cidade de tangará da Serra, através do CTG Aliança da Serra, e a cidade de Sorriso, através do CTG Recordando os Pagos, das quais, a preferência ficou com Tangará da Serra que já havia colocado antecipadamente sua intenção e inclusive foi esta cidade a indicada em Canoas como candidata, pelo MTG-MT, a sediar o próximo FENART. O Patrão Hélio Giongo (CTG Aliança da Serra) juntamente com o Ex-Presidente do MTG-MT Henrique Ballejo, se comprometeram a não medir esforços na busca da confirmação do MTG-MT, junto a CBTG, como sede do FEMART 2013.

A nova diretoria do MTG-MT, eleita em Sapezal, através de seu presidente Nélio Jarbas Spolti, tem como objetivo de difundir, cultivar e zelar pela tradição gaúcha; com empenho, dedicação e respeito a todas as entidades para que o nosso movimento fortaleça, cresça e que a cada dia tenha mais participantes.

A diretoria conta com o auxilio e a confiança de todas as entidades do estado a fim de juntos construirmos um Movimento mais forte respeitado dentro e fora do Mato Grosso.

Com esse respeito o movimento vai crescendo e mantendo o intuído idealizado pelo patrono do movimento tradicionalista Cezimbra Jacques em todo o território mato-grossense.
Eduardo Busanello
Postado por Rogério Bastos às 14:47

O que são Mitos?

Os mitos são atemporais, não tem fixação no tempo e no espaço. São relatos que tentam explicar com argumentos do sobrenatural, do intangível, fenômenos que fogem à compreensão do homem.

Os mitos são passados de geração à geração, com eventuais acréscimos ou supressões de detalhes. Suas origens remontam a um tempo em que a ciência não oferecia explicações convincentes para os fenômenos da natureza.

O Dulúvio é um mito da água. A criação do homem e da mulher é um mito da criação humana. Alguns mitos dão origem a lendas, como o mito do fogo que origina a lenda do Mboitatá.
Encontramos frequentemente, mitos sendo citados como lendas e vice-versa. Isso não tem muita importância prática. Trata-se mais de uma divisão didática do que uma necessidade real. De alguma forma, tanto as lendas quanto os mitos, são fruto da imaginação do ser humano, de seus medos, de suas crenças e da sua condição insuficiente para explicar tudo o que ocorre a sua volta: é um reconhecimento da sua limitação e pequenez diante da grandiosidade do universo.

Extraido do livro
manual do Tradicionalismo
Manoelito Savaris
Postado por Rogério Bastos às 06:42
Marcadores: Mitos

O que são lendas?

As lendas são histórias contadas pelo povo. A lenda é local e se localiza no tempo. As lendas são um depoimento que o povo faz sobre si mesmo e para si mesmo. É como se estivesse diante do espelho.

A lenda é uma narração escrita ou oral, de caráter maravilhoso, na qual os fatos históricos são deformados pela imaginação popular ou pela imaginação poética. Uma lenda pode ter origem num mito.

Extraido do Livro
Manual  do Tradicionalismo
Manoelito Savaris
Postado por Rogério Bastos às 06:41
Marcadores: lendas

sábado, 21 de janeiro de 2012

Cordel analisa o BBB

Antonio Barreto

Antonio Barreto nasceu nas caatingas do sertão baiano, Santa Bárbara/Bahia-Brasil.
Professor, poeta e cordelista. Amante da cultura popular, dos livros, da natureza, da poesia e das pessoas que vieram ao Planeta Azul para evoluir espiritualmente.
Graduado em Letras Vernáculas e pós graduado em Psicopedagogia e Literatura Brasileira.
Seu terceiro livro de poemas, Flores de Umburana, foi publicado em dezembro de 2006 pelo Selo Letras da Bahia. Vários trabalhos em jornais, revistas e antologias, tendo publicado aproximadamente 100 folhetos de cordel abordando temas ligados à Educação, problemas sociais, futebol, humor e pesquisa, além de
vários títulos ainda inéditos. Antonio Barreto também compõe músicas na temática regional: toadas,
xotes e baiões. Cordelista natural de Santa Bárbara-BA, residente em Salvador.

Curtir o Pedro Bial
E sentir tanta alegria
É sinal de que você
O mau-gosto aprecia
Dá valor ao que é banal
É preguiçoso mental
E adora baixaria.

Há muito tempo não vejo
Um programa tão 'fuleiro'
Produzido pela Globo
Visando Ibope e dinheiro
Que além de alienar
Vai por certo atrofiar
A mente do brasileiro.

Me refiro ao brasileiro
Que está em formação
E precisa evoluir
Através da Educação
Mas se torna um refém
Iletrado, 'zé-ninguém'
Um escravo da ilusão.

Em frente à televisão
Longe da realidade
Onde a bobagem fervilha
Não sabendo essa gente
Desprovida e inocente
Desta enorme 'armadilha'.

Cuidado, Pedro Bial
Chega de esculhambação
Respeite o trabalhador
Dessa sofrida Nação
Deixe de chamar de heróis
Essas girls e esses boys
Que têm cara de bundão.

O seu pai e a sua mãe,
Querido Pedro Bial,
São verdadeiros heróis
E merecem nosso aval
Pois tiveram que lutar
Pra manter e te educar
Com esforço especial.

Muitos já se sentem mal
Com seu discurso vazio.
Pessoas inteligentes
Se enchem de calafrio
Porque quando você fala
A sua palavra é bala
A ferir o nosso brio.

Um país como Brasil
Carente de educação
Precisa de gente grande
Para dar boa lição
Mas você na rede Globo
Faz esse papel de bobo
Enganando a Nação.

Respeite, Pedro Bial
Nosso povo brasileiro
Que acorda de madrugada
E trabalha o dia inteiro
Da muito duro, anda rouco
Paga impostos, ganha pouco:
Povo HERÓI, povo guerreiro.

Enquanto a sociedade
Neste momento atual
Se preocupa com a crise
Econômica e social
Você precisa entender
Que queremos aprender
Algo sério - não banal.

Esse programa da Globo
Vem nos mostrar sem engano
Que tudo que ali ocorre
Parece um zoológico humano
Onde impera a esperteza
A malandragem, a baixeza:
Um cenário sub-humano.

A moral e a inteligência
Não são mais valorizadas.
Os "heróis" protagonizam
Um mundo de palhaçadas
Sem critério e sem ética
Em que vaidade e estética
São muito mais que louvadas.

Não se vê força poética
Nem projeto educativo.
Um mar de vulgaridade
Já tornou-se imperativo.
O que se vê realmente
É um programa deprimente
Sem nenhum objetivo.

Talvez haja objetivo
"professor", Pedro Bial
O que vocês tão querendo
É injetar o banal
Deseducando o Brasil
Nesse Big Brother vil
De lavagem cerebral.

Isso é um desserviço
Mal exemplo à juventude
Que precisa de esperança
Educação e atitude
Porém a mediocridade
Unida à banalidade
Faz com que ninguém estude.

É grande o constrangimento
De pessoas confinadas
Num espaço luxuoso
Curtindo todas baladas:
Corpos "belos" na piscina
A gastar adrenalina:
Nesse mar de palhaçadas.

Se a intenção da Globo
É de nos "emburrecer"
Deixando o povo demente
Refém do seu poder:
Pois saiba que a exceção
(Amantes da educação)
Vai contestar a valer.

A você, Pedro Bial
Um mercador da ilusão
Junto a poderosa Globo
Que conduz nossa Nação
Eu lhe peço esse favor:
Reflita no seu labor
E escute seu coração.

E vocês caros irmãos
Que estão nessa cegueira
Não façam mais ligações
Apoiando essa besteira.
Não deem sua grana à Globo
Isso é papel de bobo:
Fujam dessa baboseira.

E quando chegar ao fim
Desse Big Brother vil
Que em nada contribui
Para o povo varonil
Ninguém vai sentir saudade:
Quem lucra é a sociedade
Do nosso querido Brasil.

E saiba, caro leitor
Que nós somos os culpados
Porque sai do nosso bolso
Esses milhões desejados
Que são ligações diárias
Bastante desnecessárias
Pra esses desocupados.

A loja do BBB
Vendendo só porcaria
Enganando muita gente
Que logo se contagia
Com tanta futilidade
Um mar de vulgaridade
Que nunca terá valia.

Chega de vulgaridade
E apelo sexual.
Não somos só futebol,
baixaria e carnaval.
Queremos Educação
E também evolução
No mundo espiritual.

Cadê a cidadania
Dos nossos educadores
Dos alunos, dos políticos
Poetas, trabalhadores?
Seremos sempre enganados
e vamos ficar calados
diante de enganadores?

Barreto termina assim
Alertando ao Bial:
Reveja logo esse equívoco
Reaja à força do mal.
Eleve o seu coração
Tomando uma decisão
Ou então: siga, animal
Postado por Rogério Bastos às 08:38

sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Mariana Mallmann recebe convite da CBTG

Mariana Graziela Mallmannn, ex-Prenda do RS, foi convidada a assumir a diretoria de Cultura da Confederação. Em seu blog pessoal ( Entretantos) Mariana faz uma analise de sua vida no tradicionalismo e conclui com a aceitação ao convite. Oficialização deve acontecer logo. Veja o texto:
"Entre um pensamento e outro, hoje, dei-me conta que, em setembro, completo 20 anos como tradicionalista. Tudo bem, para muitos pode não significar nada, afinal, o que tem demais ser tradicionalista em um mundo com tantas opções? Não seria apenas mais uma opção? Para mim, é simples de explicar: filosofia de vida. É assim que defino o meu envolvimento com o tradicionalismo organizado desde os sete anos. Lembro com muita clareza o primeiro dia em que sai de casa para ir ao CTG, acompanhada de meu pai. Óbvio, não tinha a mínima ideia de que aquela brincadeira se transformaria em algo sério.

Como grande parte das crianças, entrei para participar do grupo de danças. E assim foi por muito tempo, mais precisamente até 2006. Diferente de muitos pequenos e grandinhos, porém, interessei-me por outro departamento do tradicionalismo. Sim, no tradicionalismo também temos os "nichos" - artístico, cultural e campeiro. Então, frequentando há apenas três meses uma entidade participei do tal concurso de prendas. Aprendi a declamar e cantar (bem mais ou menos), estudei alguns itens básicos, montei um mísero relatório de vivência, decorei a oratória e, claro, mandamos fazer, sob o olhar dedicado de minha mãe, um vestido de prenda. Foi assim que tudo começou há nada mais, nada menos, do que quase duas décadas.

Como uma criança que engatinha, dá os primeiros passos e aprende a falar, aos poucos, fui evoluindo. Da minha forma, descobri o significado de tudo que vivenciamos dentro de um CTG, o porquê de cada manifestação, o sistema que envolve a organização Movimento Tradicionalista Gaúcho e, o mais importante ao meu ver, o nosso papel enquanto responsáveis pela divulgação e preservação da nossa cultura. Com isto, só não mergulhei no mundo dos campeiros. Ou seja, fui dançarina, declamadora, concorrente no Enart, 2ª Prenda Juvenil e 1ª Prenda do Rio Grande do Sul, palestrante, avaliadora de Indumentária e de concursos de prendas e peões e diretora dos departamentos de Pesquisa e Difusão Cultural e de Comunicadores do MTG.

Agora, à convite do presidente da Confederação Brasileira da Tradição Gaúcha (CBTG), Sr. Manoelito Savaris, recebi a incumbência de trabalhar (talvez a maior até então) mais um pouquinho em prol desta minha filosofia de vida, como Diretora de Cultura da CBTG. Aceitei ao chamado, não para somar mais um cargo ao meu currículo tradicionalista, pois nem o defino assim, para mim encargo é melhor definição, mas porque acredito sim que posso, com o conhecimento adquirido nos últimos 20 anos, contribuir com os tradicionalistas brasileiros. Tradicionalistas estes que passei a admirar nestas tantas andanças e que muito contribuíram para a minha compreensão e entendimento em relação a muitos assuntos.

Considero este desafio um reconhecimento, por isto, agradeço a confiança do presidente Savaris, que já confiou em mim em outras oportunidades, e prometo tentar desenvolver um trabalho à altura da Confederação. Com a colaboração dos representantes dos estados, o objetivo é, nos próximos dois anos, fortalecer as demandas da área cultural, que não são poucas (concursos, palestras, seminários, indumentária, pesquisas e outros). O planejamento está em fase de montagem e, após aprovação, será hora de arregaçar as mangas e, literalmente, vestir a camiseta. Espero conseguirmos formar um grupo de trabalho parceiro e comprometido."
Postado por Rogério Bastos às 10:02

quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Savaris fala sobre a CBTG

O tradicionalismo gaúcho organizado surgiu, no meu entendimento, por ocasião do primeiro Congresso Tradicionalista realizado no ano de 1954, na cidade de Santa Maria. Naquele momento havia quase 40 Centros de Tradições Gaúchas, organizados à imagem e semelhança do 35 CTG (fundado em 24 de abril de 1948).

Foi naquele primeiro congresso que surgiram os primeiros documentos orientadores – especialmente a Tese “O sentido e o valor do tradicionalismo” de autoria de Luiz Carlos Barbosa Lessa – que traçaram os rumos e definiram os objetivos básicos do tradicionalismo. Até aquele momento, cada CTG agia e praticava a tradição sem uma orientação uniforme, mesmo que a maioria procurasse imitar o 35 CTG, exceto na questão da pesquisa.

A criação da Federação de CTGs foi uma decorrência natural da continuidade dos Congressos realizados anualmente. Já no ano de 1959 foi criada uma estrutura para coordenar as atividades, orientar o “fazer da tradição” e fiscalizar a prática tradicionalista. O Conselho Coordenador e as 12 Zonas Tradicionalistas criadas se constituíram no estágio preparatório para a criação do Movimento Tradicionalista Gaúcho, conhecido pela sigla MTG.
           
O MTG foi formalizado em 28 de outubro de 1966, já no 12º Congresso Tradicionalista Gaúcho. Essa Federação nasceu com dois grandes objetivos: agir atendendo aos interesses dos associados (CTGs) e funcionar como o guardião dos princípios culturais e éticos que caracterizam o gauchismo. Ou seja, com a função coordenadora e fiscalizadora.

O tradicionalismo cresceu muito rapidamente, no Rio Grande do Sul e fora dele. O primeiro CTG fundado fora das fronteiras foi o CTG Planalto Lageano, criado no dia 12 de dezembro de 1959. Em 1973 foi criado o Movimento Tradicionalista Catarinense, transformado em MTG no dia 29 de julho de 1985. No dia 5 de dezembro de 1975 foi criado o MTG do Paraná. Depois foram criadas as outras 7 federações.
Perseguindo a idéia de unidade e homogeneidade do tradicionalismo gaúcho – independentemente de onde ele se estabelecer – foi criada a Confederação Brasileira da Tradição Gaúcha (CBTG), no dia 24 de maio de 1987 que conta atualmente com oito federações efetivas e duas federações provisórias afilhadas.

O artigo 3º do Estatuto da CBTG define as suas finalidades. O inciso I daquele artigo diz o seguinte: “Representar, em todo o território nacional e no exterior, a cultura gaúcha, na condição de entidade maior do movimento tradicionalista gaúcho brasileiro”. Portanto, a CBTG foi constituída para ser a entidade maior do tradicionalismo gaúcho organizado.

Podemos discutir e ponderar a respeito dessa condição “de entidade maior” da CBTG, mas não podemos desconhecer ou ignorar essa questão. Também é fundamental que se defina bem o que significa esse patamar, para que não tenhamos dificuldades nas relações corriqueiras do tradicionalismo organizado.

No meu modesto entendimento, a CBTG não deve se preocupar com as questões internas de cada federação filiada, mas não pode silenciar diante de situações em que as questões fundamentais estejam sendo agredidas. Entre estas questões estão: os aspectos culturais típicos gauchescos, as tradições gauchescas (em todas as suas manifestações) e a finalidade de existência – condição de filiação – de cada entidade singular (CTG, Piquete, DTG, etc.).

 Não cabe à CBTG disputar ou ocupar espaço que cabe aos MTGs, no entanto, lhe cabe agir (em parceria) no sentido de cumprir a sua finalidade de tornar o tradicionalismo gaúcho homogêneo, o que não significa impedir que cada federação preserve suas características específicas e adote modelos de gestão e realização de eventos que melhor atenda aos seus filiados.

 É com este espírito que a nova Diretoria da CBTG pautará as suas ações. A transparência e a intransigência no cumprimento dos Estatutos e Regulamentos serão as duas colunas mestras da administração 2011-2013. Aliás, este é o compromisso assumido por todos os dirigentes do tradicionalismo gaúcho organizado, desde o Patrão de CTG, até o Presidente da CBTG.

Porto Alegre, janeiro de 2012.
Manoelito Carlos Savaris
Presidente da CBTG

Postado por Rogério Bastos às 18:26

segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Convenção do Paraná será em março

27ª CONVENÇÃO TRADICIONALISTA
Será realizado na Cidade de Pitanga, 13ª Região Tradicionalista do MTG-PR, evento este programado para os dias 17 e 18 de Março, no CTG Tropeiro Velho.
Postado por Rogério Bastos às 18:48

RS será homenageado em Festival de Folclore em SP

A 48ª edição do Festival de Folclore de Olimpia (SP) será de 21 a 29 julho de 2012. O Estado homenageado será o Rio Grande do Sul através do Centro de Tradições Gaúchas “Estância da Serra”, de Osório.

O Festival foi antecipado para o mes de Julho (antes era em Agosto, mes do Folclore) e trouxe de volta os shows artísticos (abertura e encerramento), a arena coberta e, principalmente, . A antecipaçãofoi para aproveitar as férias escolares e, principalmente, o ‘boom’ turístico que, nessa época do ano gira em torno de 100 mil visitantes na cidade atraídos pelo Thermas dos Laranjais.

Rogério Bastos, DIretor de Comunicação e Divulgação da CBTG, foi convidado para ser palestrante durante toda semana do festival para os professores de Olimpia e arredores.

O 47º Festival do Folclore de Olímpia foi um sucesso e teve transmissão ao vivo pela internet. Tem tudo para também ser um sucesso a 7ª transmissão do Festival e o “Palco Principal” com imagens geradas em tempo real através do seu portal oficial (folcloreolimpia.com.br) e de outros seis (6) sites parceiros.
Postado por Rogério Bastos às 18:41

quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

O Mate do João Cardoso - Contos Gauchescos


Vejam o que um pouco de criatividade, pessoas interessadas em fazer um trabalho com os Contos Gauchescos. No ano de 2012, os Contos Gauchescos completam 100 anos de história desde a primeira publicação. É possivel sim trabalhar nas escolas, nos CTGs e nas coreografias de entrada e retirada pra comemorar o centenário destsa obra prima
Postado por Rogério Bastos às 19:08

quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Congresso do MTG/RS terá transmissão ao vivo

O Congresso Tradicionalista Gaúcho terá transmissão ao vivo, via internet, pela TV Tradição e aqui pelo Blog. As decisões que serão tomadas no conclave irão diretamente para os tradicionalistas espalhados pelo mundo.

O 59º Congresso, reedita o evento que aconteceu há 20 anos atrás na cidade, em 1992, quando Andrade foi eleito Presidente do MTG. Durante o Conclave acontecerão eventos paralelos como palestras (Jarbas estará por lá palestrando), e outras atividades. Entre elas, o Ctrl+Tchê, Encontro de Blogueiros e TwiTchêros da Cultura Gaucha. Luis Grisólio está confirmado como palestrante, ele que revolucionou o mundo dos impressos no Correio do Povo e lançou o jornal Metro, Premio Caburé 2011. Também confirmaram presença e fazem parte da organização, Joca Martins e Juliana Spanevello. Nomes como o Léo Ribeiro de Souza, JK Marinho, estão sendo aguardados.

Os temas que serão debatidos nas plenárias serão:

Presidente de Honra do 59º Congresso
Patrono Espiritual do 59º Congresso
Música Tema para o 59ª Congresso
O tradicionalismo como fator determinante na estrutura social local
Proibir o acesso de menores à bebida e outros produtos proibidos
Concessão de homenagem às entidades cinqüentenárias
Acendimento da Chama Crioula de 2012 - Venancio Aires
Acendimento da Chama Crioula de 2013 - Lagoa Vermelha
Tema Quinquenal para o MTG
Sede do 60º Congresso
Manual do Tradicionalismo Gaúcho - adoção pelo MTG - publicação
Objetivo Anual para o MTG - “Em cada disputa um momento para confraternizar”
Objetivo Anual para o MTG - “abrace a sua família tradicionalista”
Objetivo Anual para o MTG - “tradicionalismo sem barreiras: a inclusão global”
Alteração Estatuto: para que a Prenda e o Peão tenham direito a voto na Convenção.
Alteração do Estatuto: enxugamento
Tema para os Festejos Farroupilhas 2012 - “ Nossas riquezas”
Tema para os Festejos Farroupilhas 2012 - “o Rio Grande do Sul, no imaginário social”
Estímulo à instalação do Monumento em Homenagem ao MTG
Tese: A importância dos Franceses na Economia de Pelotas
Quem estiver fora do RS e quiser ir a Pelotas não perca a oportunidade. Terra dos doces deliciosos, das Charqueadas, da praia do Laranjal... Ir à Pelotas é viajar no tempo e na história do RS.
Postado por Rogério Bastos às 04:15

segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Programação Congresso MTG RS

Pelotas
06, 07 e 08 de janeiro de 2012
O Movimento Tradicionalista Gaúcho,o município de Pelotas e a 26ª Região Tradicionalista têm a honra de convidá-los para participar do 59° Congresso Tradicionalista Gaúcho.

PROGRAMAÇÃO
Sexta-feira - 06/01/129h - Início do Credenciamento
17h - Chegada da Chama vinda da 27ª RT
17h30 - Sessão Preparatória do 59° Congresso para escolha da mesa diretiva
18h - 1ª Sessão Plenária
20h - Sessão Solene de Abertura
21h - Janta e encerramento do Credenciamento
Sábado - 07/01/12

9h - 2ª Sessão Plenária - Apresentação das propostas para sediar o 60° Congresso e Acendimento da Chama de 2012
10h - Palestra com Jarbas de Melo Lima
12h - Almoço
14h - 3ª Sessão Plenária - Prestação de contas da gestão atual
14h - Ctrl+Tchê - Encontro de Blogueiros e TwiTchêros da cultura Gaucha

15h - Palestra com Mogar Pogana Xavier
16h - 4ª Sessão Plenária
17h - Assembleia Geral Eletiva - Início da Votação

Encerramento da votação para o 60° Congresso e Acendimento da Chama de 2012
18h - Formatura Cfor Avançado
18h30 - 5ª Sessão Plenária
19h - Resultado das eleições e dos locais do 60° Congresso e Acendimento da Chama de 2012
20h - Sessão Especial do Conselho Diretor para eleição do Presidente e vices
21h - Janta

Domingo - 08/01/12
9h - 1ª Reunião ordinária do Conselho Diretor
1ª Reunião ordinária dos Coordenadores Regionais
10h - Sessão Solene de encerramento e posse do Conselho Diretor e Coordenadores Regionais
12h - Almoço


Observações- O credenciamento dos congressistas poderá ser feito antecipadamente, até o dia 29 de dezembro de 2011, pelo e-mail congresso@mtg.org.br, mediante apresentação do nome e número do Cartão Tradicionalista;
- O credenciamento dos visitantes, sem direito a certificado, poderá ser feito pelo e-mail
congresso@mtg.org.br, também até 29 de dezembro de 2011;
- SERÁ EXIGIDO CARTÃO TRADICIONALISTA.
Postado por Rogério Bastos às 17:14

quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Presidente da CBTG na Posse de Márcia Borges no 35

Na noite de 28 de dezembro de 2011, uma data histórica no Rio Grande do Sul e para o Tradicionalismo Gaucho organizado, pois assumiu as rédeas do CTG Pioneiro, 35 CTG, Márcia Borges, primeira Patroa da historia de 62 anos do CTG.

Muitas autoridades presentes. Presidente da Assembléia Legislativa do RS, Adão Villaverde, comandante da Brigada Militar, Presidentes da CBTG, Manoleito Savaris, do MTG, Erival Bertolini, do IGTF, Rodi Borghetti, a 1ª Prenda do Rio Grande do Sul, Joelma Pauline Meotti, e muitas outras personalidades do tradicionalismo.

A banda da Brigada, sob o comando do protocolo de Ivo Benfatto, fizeram da noite no 35 CTG uma merecida noite de gala para receber a primeira mulher patroa do Pioneiro. Márcia Borges não escondia a emoção de brilhar entre os quadros dos homens que comandaram o 35. Agora, ao lado de nomes com oIvo Benfatto, Clovis Fernandes (irmão da senadora Emilia Fernandes), Wilmar Romera, Rodi Pedro Borghetti ente outros estará o quadro da Jovem Marcia Borges, Brigadiana, professora de historia... uma Pioneira dentro do Pioneiro. 
Postado por Rogério Bastos às 10:58

domingo, 18 de dezembro de 2011

Membros da CBTG premiados em Livramento

A noite de 17 de dezembro, que marca, em especial, a data de nascimento de Érico Veríssimo, marcou também, em Santana do Livramento, a entrega do Prêmio "Amigos de Sant'Ana".

A premiação foi no CTG Presilha do Pago da Vigia. Entre os contemplados com a homenagem Manoelito Carlos Savaris, Presidente da CBTG e Rogério Bastos, Diretor de Comunicação e Divulgação da Confederação Brasileira.
Postado por Rogério Bastos às 03:46

quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Os grandes campeões do ENART/RS

CTG ALDEIA DOS ANJOS
10
87, 92, 94, 96, 97, 00, 01, 05, 06, 09
CPF PIÁ DO SUL
3
98, 99, 03
CTG RANCHO DA SAUDADE
3
04, 07, 11
CTG PORTEIRA VELHA
2
89, 93
CTG POTREIRO GRANDE
1
86
CTG JOÃO SOBRINHO
1
88
CTG RONDA CHARRUA
1
90
CTG RINCÃO SERRANO
1
91
CTG SENTINELA DA QUERÊNCIA
1
95
CTG LANCEIROS DA ZONA SUL
1
2002
CTG GILDO DE FREITAS
1
2008
DTG CLUBE JUVENTUDE
1
2010
Postado por Rogério Bastos às 18:41

segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

O Rio Grande está de luto

Comunicamos ao Rio Grande e ao Brasil o falecimento do cantor José Claudio Machado, autor de músicas incríveis do cancioneiro gaúcho, como Pêlos, por exemplo.

Zé Claudio esteve internado diversas vezes e, agora, não resistiu e abriu mais uma lacuna no meio musical do Rio Grande do Sul. Os jovens peões e prendas regionais, da 1ªRT/RS,  fizeram uma pequena homenagem pra este grande artista do Rio Grande. Durante o Tchêncontro da Juventude Tradicionalista em Canguçú, eles contaram a história da Reculuta da Canção e, Zé Claudio, foi a história pitoresca do festival.

O Velório aconteceu nesta segunda feira, na camara de vereadores de Guaíba. O Rio Grande, que acaba de enxugar as lágrimas por Rui Biriva, volta a chorar a partida de seu ilustre filho, José Claudio Machado.

Enterro: 11h da manhã de terça, no cemitério municipal de Guaíba.
Postado por Rogério Bastos às 19:03

sábado, 10 de dezembro de 2011

Começaram as gravações dos Contos Gauchescos

Os contos de Simões Lopes Neto foram, em sua maioria, publicados, inicialmente,  no jornal  Diário Popular, de Pelotas,  nos anos de  1911 e  1912. Ele retrata minuciosamente o ambiente gaúcho e a atmosfera campeira.  O seu estilo e a linguagem, com a fiel reprodução do autêntico e despojado falar do gaúcho do campo deram caráter universal ao seu regionalismo literário. Neste ano de 2012, completará 100 anos da 1ª publicação dos Contos Gauchescos.

Para comemorar, Henrique de Freitas Lima, Diretor do filme lançará em 2012, entre março e abril, o filme que reunes os contos. Mas estamos trabalhando nisso também. Começamos a gravar para os programas de TV, entre eles, Programa Volmir Martins, na BAND RS, no programa Vozes Rurais, na Terra Viva (Sky e via Embratel) para todo Brasil e na TV Tradição, internet para todo o mundo, os Contos Gauchescos.

O primeiro episódio gravado foi o Mate do João Cardoso. Muitos outros virão. E os artistas? Jovens talentos dos CTGS que não se preocupam somente em dançar, mas em trabalhar outras questõe,s como a dramatização, por exemplo.
João Simões Lopes Neto

João Simões Lopes Neto nasceu na estância situada nos arredores de Pelotas, em 1865, descendente da nobre linhagem portuguesa chefiada por seu avô, o Visconde da Graça. No entanto não viveu muito tempo no campo, aos onze anos passou a morar na parte urbana de Pelotas. A formação escolar de Simões Lopes completou-se no Rio de Janeiro e depois retornou para a cidade natal. A estância e seus habitantes pertenciam à memória de sua infância e talvez por isso transformaram-se logo na matéria prima da criação imaginária.

Iniciou a carreira no comércio e depois no jornalismo, mas foi pela literatura que se tornou conhecido. A sua obra, vida e trajetória foi amplamente  documentada por Carlos Reverbel em obra publicada com o titulo de Um Capitão da Guarda Nacional (Vida e obra de J. Simões Lopes Neto),  em 1985.

Considerado expoente máximo da cultura regionalista é autor de Cancioneiro Guasca, Contos Gauchescos, Lendas do Sul e Casos do Romualdo. Produziu também uma coleção de cartões postais com a intenção de educar o povo, foi chamada de Coleção Brasiliana com imagens de aspectos importantes da vida nacional.

fonte: ASSCOM SEDAC
Postado por Rogério Bastos às 15:49

sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Inicio de Jornada

Buenas amigos...

Estamos iniciando uma nova jornada.Recém eleita a nova diretoria da Confederação Brasileira da Tradição Gaúcha, CBTG, começa a dar os primeiros passos dentro do novo planejamento de gestão.


 A partir de hoje o BLOG irá trazer, não só noticias da Confederação, mas procurar instrumentalizar os Tchênautas com um pouco de Tradição, Folclore, tradicionalismo, nativismo, e tecnologia, sem deixar de falar, é claro, na história.

Sou Rogério Bastos, Diretor de Comunicação e Divulgação da CBTG e estaremos, sempre, lado a lado. 
Postado por Rogério Bastos às 06:21

terça-feira, 16 de agosto de 2011

Em movimento pelo Movimento!

Após terem participado da fundação do mais recente CTG no exterior, o Presidente da CBTG Sr. Dorvílio e sua esposa Sra. Loiva, diretora de Projetos da CBTG, continuam em plena atividade pelo Brasil Gaúcho. 


Segundo o próprio presidente o objetivo da sua atuação é, estar em movimento pelo movimento, “quando assumi o cargo de Presidente desta entidade, sabia dos compromissos que teria. Fizemos um planejamento e, posso dizer com orgulho que estou indo além daquilo que planejamos, pois não basta ser, tem que fazer!"

Nos dias 15 a 17 de julho de 2011, o Presidente e sua esposa compareceram aos Eventos da FTGPC - Federação Tradicionalista Gaúcha do Planalto Central. Inicialmente participaram do 19º. FEGARP- Festival de Arte e Tradição Gaúcha do Planalto Central - 8º. Encontro Esportivo e Reunião da Diretoria Executiva, Coordenadores e Patrões da FTGPC, realizados no CTG Sinuelo dos Gerais na cidade de Luis Eduardo Magalhães, BA. Em meio aos compromissos ainda sobrou tempo para integrar sua equipe esportiva do CTG Jayme Caetano Braun, na modalidade de Bocha Campeira.

No final de semana seguinte, no dia 26 de julho de 2011, esteve na cidade de Curitiba-PR, visitando o Presidente do MTG do Paraná, Sr. José Jader da Silva. Após encontro em Curitiba, seguiram viagem para Lages para reunião na sede do MTG-SC. E já no dia 27 de julho de 2011, o Presidente Dorvilio, acompanhado do Presidente do MTG-PR, Sr. Jader, viajaram para a cidade de Lages-SC, sede do MTG-SC, onde tiveram a oportunidade de reunirem-se com o Presidente do MTG-SC – Sr. Itamar Sebastião de Mattos (Tio Preto), o Presidente do Conselho do MTG, membros do Conselho e da Diretoria Executiva, para tratarem de assuntos diversos, visando sempre o fortalecimento e união da família tradicionalista.
 Sr. José Jader da Silva - Presidente do MTG - PR, Sr. Sebastião Mattos - Presidente do MTG - SC e
 Sr. Dorvílio - Presidente da CBTG 
Nesta visita, foram muito bem recepcionados, tendo a reunião sido realizada em ambiente de muita hospitalidade, os assuntos discutidos foram altamente proveitosos e de muitos entendimentos.


Presidente da CBTG Sr. Dorvílio e Presidente do MTG - SC Sr. Sebastião Mattos
Nos dias 29 a 31 de julho o Presidente Dorvilio, como membro integrante da Comissão de Honra, esteve presente na 76ª. Convenção Tradicionalista do MTG-RS, realizada na Cidade de Taquara-RS, na qual foi feita a revisão geral das Normas e Regulamentos daquele MTG.

Também foram tratados de assuntos referentes às solenidades dos Festejos Farroupilhas, que terá início no próximo dia 20 de agosto, naquela cidade: Acendimento da Chama Crioula; Homenagem aos tradicionalistas, com o titulo de Embaixador/Cônsul Honorário do RS e, também da próxima reunião do Conselho Diretor da CBTG, que será realizada no dia 19 de agosto de 2011.

E no dia 19 de agosto Taquara - RS será a próxima cidade a receber o Presidente e toda a sua equipe da CBTG, juntamente com Presidentes dos MTGs do Brasil, durante as atividades que marcarão o início dos Festejos Farroupilhas.

No dia 20 convidamos todos os tradicionalistas para solenidade de ACENDIMENTO NACIONAL DA CHAMA CRIOULA COM PARTICIPAÇÃO DOS PRESIDENTES DE TODOS OS MTGS.

Saudações Tradicionalistas à todos que acompanham o blog de notícias oficiais da CBTG.
Edinéia Pereira da Silva
Divulgação
Postado por Edineia... às 11:32

sexta-feira, 1 de julho de 2011

1º Vice-Presidente da CBTG - Manoelito Savaris, prestigia eventos do MTG/MS

Dourados (MS): O Movimento Tradicionalista Gaúcho do Mato Grosso do Sul (MTG/MS) e o CTG Querência do Sul, de Dourados, realizaram neste final de semana, dias 25 e 26 de junho, o 2º Congresso da Juventude Tradicionalista e o 1º Rodeio Artístico Cultural.
No dia 25 de junho, o 1º Vice-Presidente da Confederação Brasileira da Tradição Gaúcha (CBTG), Manoelito Carlos Savaris, ministrou duas palestras durante o encontro da juventude tradicionalista: “A participação do jovem no movimento tradicionalista gaúcho” e “Indumentária Gaúcha”.

“A participação do 1º Vice-Presidente da CBTG foi de extrema relevância não somente para os jovens, mas para todos os tradicionalistas que prestigiaram o encontro da juventude. Aprendemos muito e precisamos incentivar nossos jovens para que eles continuem preservando a tradição gaúcha”, colocou o Patrão do CTG Querência do Sul, José Boniatti.

A proposta do encontro dos jovens foi debater os novos caminhos para o tradicionalismo, além de reestruturar o regimento do Departamento da Juventude Tradicionalista do Estado (DJ MTG/MS).
Durante o evento também foram estruturadas as propostas formais sobre o Regulamento Geral do Festival Sul-Mato-Grossense de Folclore e Tradição Gaúcha (Fegams) e do Concurso de Prendas e Peões, que serão apresentadas no próximo congresso do MTG/MS.

Ainda no sábado, o Departamento Artístico do MTG/MS realizou o Painel sobre Danças Tradicionais Gaúchas com a participação de avaliadores do Movimento Tradicionalista Gaúcho do Rio Grande do Sul (MTG-RS) e do Diretor Artístico da CBTG, Toni Sidi Pereira.


No sábado a noite Manoelito Carlos Savaris empossou os integrantes da Patronagem do MTG/MS para o mandato 2011/2013 durante a Cerimônia de Posse. Agadir Mossmann foi reeleito Presidente do MTG/MS. Logo em seguida foi realizada a abertura do 1º Rodeio Artístico Cultural do MTG/MS e um Sarau Tradicionalista.


No domingo, dia 26 de Junho, foi realizado o 1º Rodeio Artístico Cultural do MTG/MS, um concurso de danças tradicionais conforme regulamento do Movimento nas modalidades mirim, juvenil, adulto, xirú e veterano.
“Os eventos representam um grande momento para o desenvolvimento artístico e cultural do Movimento Tradicionalista Gaúcho do nosso Estado, onde reunimos a maior concentração de jovens tradicionalistas. E no domingo, com a realização do Rodeio Artístico, fizemos uma grande integração durante o concurso de danças folclóricas gaúchas”, pontuou Agadir Mossman, Presidente do MTG/MS.


Texto e Fotos: Aline Kraemer (MTb-MS 050)
Posteira de Divulgação MTG/M
Postado por Edineia... às 06:18
Postagens mais recentes Postagens mais antigas Página inicial
Assinar: Postagens (Atom)

Visitantes

Contador
CONTADOR

Postagens Anteriores

  • ▼  2014 (1)
    • ▼  janeiro (1)
      • O fim de uma etapa - por: Erival Bertolini
  • ►  2013 (25)
    • ►  dezembro (1)
    • ►  novembro (5)
    • ►  setembro (1)
    • ►  agosto (4)
    • ►  julho (1)
    • ►  maio (4)
    • ►  abril (1)
    • ►  março (3)
    • ►  janeiro (5)
  • ►  2012 (72)
    • ►  dezembro (6)
    • ►  novembro (6)
    • ►  outubro (5)
    • ►  setembro (4)
    • ►  agosto (5)
    • ►  julho (2)
    • ►  junho (6)
    • ►  maio (6)
    • ►  abril (5)
    • ►  março (8)
    • ►  fevereiro (8)
    • ►  janeiro (11)
  • ►  2011 (27)
    • ►  dezembro (6)
    • ►  agosto (1)
    • ►  julho (1)
    • ►  junho (2)
    • ►  maio (3)
    • ►  abril (2)
    • ►  março (3)
    • ►  fevereiro (8)
    • ►  janeiro (1)
  • ►  2010 (36)
    • ►  dezembro (1)
    • ►  novembro (5)
    • ►  outubro (4)
    • ►  setembro (5)
    • ►  agosto (1)
    • ►  julho (8)
    • ►  junho (1)
    • ►  maio (5)
    • ►  abril (6)
  • ►  2008 (1)
    • ►  outubro (1)
  • ►  2007 (5)
    • ►  setembro (5)

Pesquisar este blog

Colaboradores

  • CBTG
  • Edineia...
 
CBTG © Blogger Theme Guitarra - by :: Blogger'SPhera :: | 2008 | | TOP ▲ |