quinta-feira, 20 de setembro de 2012
CTG 20 de Setembro de Curitiba - 50 Anos
CENTRO DE TRADIÇÕES GAÚCHAS VINTE DE SETEMBRO
Fundado no dia 20 de Setembro de 1962, na cidade de Curitiba, Paraná sendo um dos primeiros Centro de Tradições Gaúchas fundado fora do estado do Rio Grande do Sul.
Situado as margens da LINHA VERDE, km 107, antiga BR116, no bairro PINHEIRINHO, comemora este ano de 2012, 50 anos, vivendo e transmitindo a cultura do sul do país à todos os Paranaenses e visitantes da nossa Capital. O CTG Vinte de setembro está sob a responsabilidade do Patrão Cristiano Guilherme de Souza e os demais componentes da patronagem!
Durante esses 50 anos o CTG destacou-se em diversos rodeios e festivais pelo Brasil em suas atividades artísticas como danças folclóricas, danças de salão, concursos individuais de declamação, gaita e canto, e nas provas campeiras de tiro de laço, rédeas e gineteadas.
Em comemoração aos 50 anos e ao dia do gaúcho, 20 de Setembro, comemoramos nosso mês Farroupilha e a já tradicional Semana Farroupilha com o tema:
"CTG VINTE DE SETEMBRO 50 ANOS "O PARANÁ GAÚCHO NASCEU AQUI!"
A história deste CTG, têm muitas alegrias, muito orgulho, muita dedicação daqueles que se entregam voluntariamente ao trabalho que demanda tempo e serviço, para que eventos sociais como bailes, jantares e almoços rentabilezem cifras que possam ser usadas na manutenção e ampliação da sede, quem sofreu com o incêndio do Galpão, em dezembro de 2007, que destruiu um património que tinha carater histórico, e fazia as vezes de Museu vivo, com diversas peças de uso diário do gaúcho, como gravuras, artesanato, pinturas a óleo e em couro utensílios domésticos e de cozinha, artigos de montaria e de lida com o gado, ferramentas e seus implementos de uso na agricultura.
A nossa escolha por manter este CTG que representa todas as fases de nossa vida, pois nele criamos nossos filhos, e vemos eles crescerem dentro dos padrões que acreditamos serem os corretos para um cidadão de bem viver em sociedade, e constituírem famílias e continuarem a propagar cultura que os fez crescer com alegria, responsabilidade e dignidade.