domingo, 9 de setembro de 2012
CBTG e IBM Brasil lançam Museu Virtual da Língua Gaúcha
Projeto pioneiro tem o objetivo de traçar um panorama da cultura e do vocabulário dos nativos do Rio Grande do Sul através de uma plataforma virtual e colaborativa
A IBM Brasil, juntamente com a Confederação Brasileira de Tradição Gaúcha (CBTG), dá início a um projeto cultural com foco no vocabulário e nas expressões típicas do Rio Grande do Sul. Idealizado pela IBM em parceria com a Lung, empresa especialista na criação de softwares com foco em wikicidade e inteligência social e parceira de negócios da IBM Brasil para a região, o site Gaúchopédia.rs irá funcionar como um museu virtual dinâmico e interativo da Língua Gaúcha. Utilizando os princípios da Wikipédia e integrado às principais redes sociais e softwares de imagem, a plataforma permitirá que todos os interessados contribuam com conteúdo, sugerindo e editando palavras, expressões e conceitos relacionados às tradições do Estado.
Totalmente conectado às redes sociais, o projeto busca estimular a participação de pessoas de diferentes partes do Rio Grande do Sul, inclusive dos gaúchos que se encontram em outras regiões ou países. Por meio de um software de gravação de áudio, aliado a um sistema de referência geográfica, cada colaborador poderá contribuir com seus conhecimentos e associá-lo a uma região específica. “Com esse recurso, poderemos traçar as particularidades fonéticas de cada região, mostrando que palavras comuns possuem formas diferentes de pronúncia e até mesmo de significado, dependendo de onde a pessoa se encontra”, comenta sócio da Lung, Daniel Bittencourt.
Para o presidente do CBTG, Manoelito Savaris, o projeto deve ser usufruído por toda a comunidade. “Queremos que a cultura gaúcha, nossas expressões e nossa tradição possam ser conhecidas e disseminadas. Nosso objetivo é criar um site que seja referência em qualidade da informação, interatividade e colaboração, uma plataforma com a qual os gaúchos se identifiquem”, comenta. Em razão do início das comemorações da Semana Farroupilha, o Gaúchopédia.rs entra no ar no dia 07 de setembro. Além da plataforma online, os interessados poderão interagir com o conteúdo em totens interativos espalhados pelo Acampamento Farroupilha, em Porto Alegre, e também através de sites de relacionamento como Facebook, Twitter e Instagram.
Parte integrante dos projetos de Cidadania Corporativa da IBM, o Gaúchopédia.rs será financiado pela IBM e ficará hospedado na nuvem de dados da IBM Brasil. “Há 79 anos no Rio Grande do Sul, a IBM é a primeira empresa de tecnologia do mundo a dedicar esforços para a preservação e desenvolvimento da cultura gaúcha”, comenta o diretor da Regional Sul da IBM, Frank Koja. Para Koja, é possível construir um planeta mais inteligente, sustentável e culturalmente rico através da tecnologia “Com o trabalho de cidadania corporativa, buscamos investir em projetos que possibilitem novas formas de interação das pessoas com a cidade em que vivem”.
Sobre a IBM
Para mais informações sobre a IBM, visite http://www.ibm.com/br
IBM no Twitter: http://twitter.com/ibmbrasil
Assessoria de Imprensa – In Press Brodeur
Atendimento: Daniela Passos – daniela.passos@brodeur.com.br / (11) 3323-1650
Gerência de Atendimento: Mariana Lima – mariana.lima@brodeur.com.br / (11) 3323-1607
Assessoria de Imprensa – Regional Sul – Bandeira E Hennrich Comunicação
Naná Hausen – nana.h@bhcomunicacao.com.br – (51) 3025-3333
Bruna Radaelli – brunna@bhcomunicacao.com.br – (51) 3025-3333
Relacionamento com Imprensa – IBM
Gerência: Christiana Cardoso – chrisf@br.ibm.com / (21) 2132-5944