Em viagem pelo exterior, o Presidente da CBTG, Manoelito Carlos Savaris, enviou os pricipais destaques de sua viagem ao Uruguai:
1. Reunião com a Diretora de Turismo (Mariela Zubizarreta Menna) e um integrante da Sociedade Tradicionalista de Colonia del Sacramento (Nelson Chiazzaro) para tratar do possível acendimento da Chama Crioula em 2015 naquela cidade. A recepção foi ótima e prosseguiremos nas tratativas, incluindo a Secretaria de Turismo do Rio Grande do Sul e de Porto Alegre (Colonia e Porto Alegre integram o grupo UTT de Mercocidades e a Rota Tchê, que incluem também Montevidéu e Maldonado. – dia 7 de fevereiro.
2. Lançamento da Fiesta de La Patria Gaucha, de Taquarembó, no Parlamento Uruguaio, onde mantivemos vários contatos a respeito da Tradição Gaucha no Uruguai e da questão da CITG. Lá nos encontramos com o pesquisador e folclorista Uruguai Nieto e com a Cecilia Assunção de Barreto, filha de Fernando Assunção. Ali mesmo programamos uma reunião a ser realizada no dia 9 de março, em Taquarembó, para a qual serão convidados também os argentinos, especialmente o Presidente da Federação Argentina da Tradição Gaucha, Juan Caballero. – dia 8 de fevereiro;
3. Visita à Sociedade La Criolla, Elias Regulles, em Montevidéu, primeira sociedade do gênero nas Américas, fundada em maio de 1894. Fomos recebidos pela diretoria (12 pessoas) inclusive pelo Presidente Manuel Rodriguez Marshieri. Eles estarão presentes, também em Taquarembó no dia 9 de março.
As fotos são do lançamento no parlamento e do encontro na Sociedade Elias Regulles.