O CTG Aliança da Serra descerrou uma foto deste grande Tradicionalista na galeria de honra ao Mérito
Zézinho, que em agosto ainda participava da Convenção da CBTG na cidade de Campo Grande - MS, e como Presidente do MTG de Rondônia, um ato de união e integração, agregou o Estados do Amazonas e Roraima naquele MTG.
Por onde passou escreveu a sua história e será sempre lembrado por sua coragem, persistência, dedicação, integridade e hospitalidade. Um Tradicionalista de fato, que merece todas as nossas homenagens!
Parabéns ao CTG Aliança da Serra pela iniciativa. Parabéns Sr. Henrique Balejo, Presidente do MTG -MT,pela homenagem à este grande tradicionalista também na abertura do Grande Rodeio em Triunfo.
Agradecemos a Marcia Menezes -
Secretária e Tesoureira Da 1ª RT DO MTG-MT
pela matéria enviada
Biografia
José Antônio Oliveira, Engenheiro Agrônomo formado pela UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS, nascido em Santo Antônio da Patrulha, Estado do Rio Grande do Sul em 11 de Julho de 1955, brasileiro, casado com Magda Terezinha de Mattos, Pai de Camila Mattos de Oliveira nascida em 31/12/1995 em Tangará da Serra-MT e Lydia Mattos Oliveira, nascida em 31/07/2001em Cacoal-RO, filho de Leodoro Martins de Oliveira, e Lídia Martins de Oliveira.
Formado, veio morar em Dourados-MS como representante da empresa SHELL QUÍMICA S/A, sempre buscou novos horizontes para expandir seus conhecimentos em prol das causas a que se propunha, em especial a causa tradicionalista.
Vindo inclusive a fazer parte do “Projeto Rondon” na Região de Cáceres no Mato Grosso em meados dos anos de 1980, ainda na faculdade, quando também resolveu adotar esta Região em especial a Região de Tangará da Serra para desenvolver seus conhecimentos profissionais e através dos negócios e constituir Família, empregando então por esta Região seus conhecimentos na área do agronegócio em especial na Agricultura.
Vindo a ser representante comercial de várias empresas como SHELL QUÍMICA S/A, HOESTH, AGREVO, e BAYER AGRO SCIENCE, sempre na Região do Mato Grosso até por volta dos anos de 1998, enfim, com um extenso currículo comprovados pela sua participação em diversos cursos de preparação Universitária, vindo a ser transferido pela empresa para o Estado de Rondônia, para ampliar ainda mais a aplicação dos seus conhecimentos na área do agronegócio em especial Agricultura, fixando residência em Vilhena – RO.
Tradicionalista nato, sempre ligado as grandes causas da nossa terra, membro ativo do tradicionalismo gaúcho, profundo conhecedor sempre buscou cultivar e acalorar a Cultura herdada dos seus antepassados incentivando a todos da necessidade de se fortalecer os laços culturais nas diversas regiões por onde se encontrava.
Incentivador na fundação do MTG/MS (Movimento Tradicionalista do Mato Grosso do Sul), sendo Coordenador da 2ª Região Tradicionalista do Estado MT, e fundador do MTG/MT ( Movimento Tradicionalista do Mato Grosso), sendo Presidente do mesmo por diversos mandatos, e transformando os mesmos como os mais novos confederados da CBTG (Confederação Brasileira da Tradição Gaúcha.
No Estado de Rondônia chegou a residir por um período na cidade de Cacoal, mas foi em Vilhena que fixou residência para aqui desenvolver e aplicar seus conhecimentos na área do agronegócio fundando a empresa RURALSUL,e também transformando-se em um dos mais conceituados empresários do ramo do agronegócio como Engenheiro Agrônomo orientador e incentivador dos Produtores Rurais.
Membro do Sindicato dos Produtores Rurais de Vilhena, foi Professor e Coordenador do curso de Agronomia da FAMA (Faculdade da Amazônia), também idealizador na criação do programa radiofônico (RODA DE CHIMARÃO), levado ao ar todos os domingos das 11.00hs às13.00hs com o objetivo de levar as informações sobre o agronegócio e a boa música tradicionalista gaúcha, com a participação ativa das classes empresariais em geral, e autoridades.
Incentivador no trato ao incentivo e cultivo da Tradição Gaúcha, reativando o MTG/RO (Movimento Tradicionalista Gaúcho do Estado de Rondônia), onde exercia atualmente o mandato de Presidente, e que por sua vez hoje o MTG/RO tem sob sua jurisdição os demais Estados do Acre, Amazonas, Roraima e Pará, graças ao seu trabalho, sendo considerado então o MTG/RO como o (Movimento Tradicionalista da Amazônia Ocidental) por abrigar estes outros Estados.
Também como Presidente do MTG/RO (Movimento Tradicionalista do estado de Rondônia), realizador do Iº Congresso da Tradição Gaúcha do Estado de Rondônia, congresso este oficializado pela CBTG (Confederação Brasileira da Tradição Gaúcha), com a participação do então Presidente Sr. Célivio Holtz, da primeira Prenda da CBTG, Edinéia Pereira da Silva, do Preisdente do MTG/RS (Movimento Tradicionalista do Rio Grande do Sul) Sr. Manoelito Carlos Savaris, participação especial como padrinhos do congresso o Sr: Antonio Mello de Primavera do Leste MT, e o SR: Milton Guberth (em memória) de Diamantino-MT, representantes do MTG_MT, do Governador do Estado de Rondônia Ivo Narciso Cassol, Senadores, Deputados Federais, Deputados Estaduais, Prefeitos, Vereadores, Autoridades constituídas, e representantes de toda a classe política, técnicos da EMBRAPA e comunidade em geral.
Também foi organizador e realizador das 3ª, 4ª, e 5ª, FESTA DA SOJA do Estado de Rondônia, em parceria com a EMBRAPA, PREFEITURA MUNICIPAL, CAMARA DE VEREADORES, AVIAGRO e com o Centro de Tradições Gaúchas (CTG – SINUELO DO NORTE) de Vilhena, onde também exerceu mandato como Presidente Patrão.
Vitimado por complicações em uma cirurgia de (HERNIA INGUNAL ESTRANGULADA) permaneceu por aproximadamente 28 dias hospitalizado, vindo a óbito às 2.30 hs do dia 18 de Outubro de 2010 no Hospital Jardim Cuiabá, em Cuiabá MT, seu corpo transladado para a cidade de Vilhena, seu velório realizado na Camara Municipal de Vereadores, e sepultado no cemitério Cristo Rei às 10.50hs do dia 19 de Outubro de 2010 no Município de Vilhena RO.
Relato de Magda Terezinha Mattos (viúva) e por Juares Roque Dalazem (amigo) e secretário do MTG/RO (Movimento Tradicionalista do Estado de Rondônia).