No último fim de semana, a Federação Tradicionalista Gaúcha do Planalto Central compareceu em peso ao CTG Nova Querência de Buritis – MG. Juntamente com o grande Rodeio Crioulo da entidade foi realizado o Concurso de Prendas e Peões Tropeiros do Planalto Central.
As atividades se iniciaram na noite de sexta-feira com uma reunião de recepção, sorteio da ordem de apresentação e para que os concorrentes conhecessem a Comissão Avaliadora. Na sequência, foram aplicadas as provas escritas que, pela primeira vez, além da bibliografia das demais edições, cobrou conteúdo referente à “História da FTG-PC”.
Tivemos a honra de contar com a presença da Diretora Cultural da CBTG, Mariana Graziela Mallmann, grande tradicionalista que conserva ainda hoje as virtudes de uma grande 1ª Prenda. Além disso, demonstrou que tem tudo para fazer um grande trabalho à frente do Departamento Cultural da CBTG, já que guarda um carinho muito especial pelos concursos de prendas e peões e, mais do que isso, conhece muito bem a realidade da nossa Confederação. A convite da Diretora, contamos ainda com a presença de dois querido amigos da Federação, Willian Varela e Márcia Gusi que trabalharam juntamente na avaliação das provas orais e artísticas e se dispuseram, com a prontidão de sempre, a ir além da avaliação, mas cumprir com orientações à nossa gurizada.
A comissão de avaliadores campeiros, sob a responsabilidade do Departamento Campeiro da FTG-PC também foi honrada com a presença de um diretor nacional, mas desta vez, prata da casa, Antônio Ademar dos Santos, Diretor Campeiro da CBTG, orgulho do Planalto Central. Ao seu lado trabalharam nosso Diretor Campeiro, César Sandri, e Rafael Minetto, três grandes campeiros da nossa Federação que figuraram como exemplos aos nossos novos peões, estimulando, incentivando e orientando, com toda a paciência e responsabilidade que são necessárias na formação de nossos pequenos tradicionalistas.
No sábado pela manhã tiveram início as provas orais em que os concorrentes foram avaliados quanto à sua vivência tradicionalista, desenvoltura e expressão. Na sequência, foram executadas as provas de artesanato, culinária, artísticas e campeiras.
À noite, após um autêntico jantar italiano realizado pelo CTG Nova Querência houve a entrega dos resultados, que se deu da seguinte maneira:
1ª Prenda Mirim: Emily Cristina Bajerski – CTG Sinuelo dos Gerais, 2ª RT.
2ª Prenda Mirim: Alice de Souza – CTG Estância Gaúcha do Planalto, 1ª RT.
3ª Prenda Mirim: Maria Rita Taborda Fioravante – CTG Nova Querência (Buritis), 2ª RT.
1ª Prenda Juvenil: Fabíola Zoboli – CTG Nova Querência (Cristalina), 1ª RT.
2ª Prenda Juvenil: Lara Radis – CTG Estância Gaúcha do Planalto, 1ª RT.
1ª Prenda: Letícia Pinheiro- CTG Estância Gaúcha do Planalto, 1ª RT.
2ª Prenda: Leidiane Krein – CTG Sinuelo dos Gerais, 2ª RT
3ª Prenda Daniely Martins – CTG Nova Querência (Cristalina), 1ª RT.
1º Peão Tropeiro Mirim: Carlos Eduardo Taborda Lottermann – CTG Nova Querência (Buritis), 2ª RT.
2º Peão Tropeiro Mirim: Rafael Basso – CTG Sinuelo dos Gerais, 2ª RT.
3º Peão Tropeiro Mirim: Hussein Nasser – CTG Estância Gaúcha do Planalto, 1ª RT.
1º Peão Tropeiro Juvenil: Paulo Henrique Fioravante – CTG Nova Querência (Buritis), 2ª RT.
1º Peão Tropeiro: Delano Sippert – CTG Nova Querência (Cristalina), 1ª RT.
Domingo pela manhã, foi ministrada pela Diretora Cultural da CBTG uma palestra sobre Indumentária Gaúcha. Na parte da tarde, os trabalhos foram encerrados com a reunião do Departamento Jovem da FTG-PC, conduzida por seus diretores – Letícia Lucas Pinheiro e Caiã Fontana, agora com as novas primeiras prendas e primeiros peões da Federação.
O Departamento de Cultura e Tradições da FTG-PC sente-se muito honrado em poder contar com essa gurizada na nossa Federação. Não há dúvidas de que esta será uma das melhores gestões de prendas e peões da Federação, pela qualidade de cada um deles!
Roberta Fontana
Diretora Cultural da FTG-PC
Enviado por: Mariana Mallmann