Escolher a melhor música e a coreografia;
Tempo de ensaios, ensaios...muitos ensaios...
As famílias tradicionalistas, juntas, vão ao CTG. O avô ensaia a poesia, a dança; os filhos, a chula, a música o laço; os netos e até bisnetos já estão na invernada mirim, também ensaiando.
O momento é de união e preparação para Triunfo!
Sim. A cidade que receberá o Brasil Gaúcho é Triunfo. Será lá, no Rio grande do Sul, no berço da nossa tradição, o próximo Festival Nacional de Arte e Tradição Gaúcha – FENART, Rodeio Crioulo Nacional de Campeões e os Jogos Tradicionalistas.
Este é o momento especial para os tradicionalistas de todo o Brasil, que a muito se preparam para o grande encontro, que acontece de dois em dois anos e que reúne tradicionalistas das mais distantes cidades do nosso País.
O momento é de ansiedade. E este ano certamente teremos todas as Federações presente no grande encontro, que aliás, faltam menos de três meses para acontecer.
Queremos dizer que também estamos ansiosos para receber a todos, já nesses meses que antecedem, temos nos dedicado para oferecer o melhor e, desde já agradecemos todo empenho que estão tendo para fazer deste, o melhor FENART, Rodeio de Campeões e Jogos Tradicionalistas da História!
Ao Movimento Tradicionalista Gaúcho de Rondônia, que agora agrega também os Estados do Acre, Roraima e Amazonas, desejamos muito sucesso nesta nova fase. Pois, recentemente o Presidente do MTG/RO, Sr. Zezinho (in memorian), num ato de união, reuniu os CTGs dos referidos Estados e filiou-os ao MTG/RO, a fim de fortalecer o tradicionalismo no norte do Brasil. A CBTG se orgulha de mais essa conquista nessa gestão e espera com carinho essa Federação em Janeiro em Triunfo.
Ao Movimento Tradicionalista Gaúcho do Estado do Mato Grosso , uma Federação que está sempre presente nos eventos da CBTG e que sempre se dedica dando o seu melhor, desejamos muito sucesso em mais este evento e esperamos todos , para fazer deste, o maior evento de integração Tradicionalista do Brasil.
Ao Movimento Tradicionalista Gaúcho do Estado do Mato Grosso do Sul, que sediou o Primeiro FENART da história na cidade de Coxim em 1994 e que até os dias de hoje continua organizando e participando ativamente dos eventos da CBTG, como a realização da última Convenção em agosto de 2010 em Campo Grande, agradecemos todo empenho e comprometimento com a nossa cultura e esperamos a todos para fazer acontecer mais este evento.
A União Tradicionalista Gaúcha do Nordeste, que tem como presidente Sr. Carlos Viegas, que trabalha na difusão do Tradicionalismo Gaúcho em uma das regiões onde a cultura local é muito forte, agradecemos toda dedicação. Também a prenda Gicele, que apesar de estar distante, já residindo em Brasília, continua realizando um excelente trabalho em prol do Tradicionalismo do Nordeste, agradecemos com carinho e esperamos a todos para mais um encontro Tradicionalista.
A União Tradicionalista Gaúcha do Rio de Janeiro, sob a liderança do presidente Marcuz da Cruz, um Tradicionalista comprometido com a Cultura Gaúcha, vem realizando projetos culturais voltado às crianças e aos jovens, com o propósito de preparar futuros tradicionalistas e também cidadãos conscientes que primam pelos valores. A CBTG se orgulha de tê-lo em constante movimento pela nossa Tradição e espera a UTGRJ de braços abertos.
Ao Movimento Tradicionalista Gaúcho do Estado de São Paulo, que através de seus Festivais, Mostras Folclóricas e outros eventos Culturais, revela ao Estado, com a maior população do Brasil, a riqueza da nossa Cultura, a importância e os valores do Tradicionalismo Gaúcho. Ao MTG/SP, que sempre recebe a todos com carinho, queremos desejar uma excelente preparação para mais este grande evento e dizer que esperamos por todos em Triunfo.
Ao Movimento Tradicionalista Gaúcho do Paraná, Estado que foi sede da primeira reunião da CBTG em 1987, que resultou na fundação da nossa entidade maior e que desde então participa ativamente de todos os eventos, e que também realizou o Primeiro Rodeio Crioulo de Campeões em 1990, queremos agradecer o comprometimento desde a nossa fundação, desejar muito sucesso e que possamos fazer em Triunfo um grande Encontro Tradicionalista.
Ao Movimento Tradicionalista Gaúcho do Estado de Santa Catarina, que foi sede do Primeiro Congresso da CBTG em 1988 e que elegeu como primeiro Presidente o Catarinense Jacob Momm Filho, queremos dizer da importância da sua participação neste grande evento, para que juntos possamos dar continuidade nessa rica história e fortalecer cada vez mais o nosso tradicionalismo. Esperamos com carinho todos os Tradicionalistas do Estado de Santa Catarina.
A Federação Tradicionalista Gaúcha do Planalto Central, que atualmente é sede também da Confederação Brasileira da Tradição Gaúcha, pois nosso Presidente Sr. Dorvílio reside na Capital Federal - Brasília, queremos agradecer as contínuas participações nos eventos da CBTG, ao empenho do seu Presidente, Sr. Amaro que luta pela preservação do Tradicionalismo Gaúcho e pela integração na sua Federação. Desejamos sucessos a todos os tradicionalistas e, em janeiro estaremos todos juntos em Triunfo.
E ao Movimento Tradicionalista Gaúcho do Estado do Rio Grande do Sul e a cidade de Triunfo, que nos receberá em Janeiro, queremos agradecer desde já a hospitalidade, agradecer a organização deste evento de integração, pois sabemos que estão preparando uma grande festa!
Nós da CBTG, Diretoria, Conselhos, Comissões, Assessores e Colaboradores, esperamos a todos de braços abertos, e com o apoio e compreensão de todos os tradicionalistas temos a certeza que vamos fazer deste encontro o maior de todos os eventos de integração tradicionalista do Brasil.
Nós Tradicionalistas Gaúchos das mais distantes Querências, temos orgulho e honra de fazer parte da Tradição Gaúcha e mais orgulho e honra em poder participar dessa grande festa no nosso querido RIO GRANDE!
Em homenagem ao Estado do Rio Grande do Sul, que nos receberá em Janeiro, publicamos uma foto de três Invernadas dos CTGs mais distantes do Sul, da cidade de Ariquemes RO, Boa Vista RR e Manaus AM, em um momento de integração no último FEGAM – Festival e Encontro Gaúcho da Amazônia - 2009
Texto publicado no Jornal Eco da Tradição
Por Edinéia Pereira da Silva